Praticamente tudo da nossa alimentação vem direta ou indiretamente do solo

Praticamente tudo da nossa alimentação vem direta ou indiretamente do solo

05 de Dezembro | 2018

O uso adequado e a preservação do solo são tarefas essenciais para a manutenção deste recurso natural não renovável. Dada a sua importância, em agosto de 2002, no 27º Congresso Mundial de Ciência do Solo, promovido pela International Union of Soil Sciences, foi estabelecido o Dia Mundial do Solo.

A efeméride tem o intuito de celebrar a relevância do solo para a Humanidade, representando uma oportunidade para a reflexão sobre o tratamento que este recurso natural deve receber.

Além das importantes funções tanto de natureza ecológica como sócio-económica, o solo adquire na agricultura uma relevância primordial, uma vez que praticamente tudo da nossa alimentação vem direta ou indiretamente do solo.

Lembras-te do hambúrguer que comeste no outro dia? A carne e o queijo provêm de animais que comeram plantas que cresceram no solo. E aquela salada maravilhosa do jantar de ontem? A alface, o tomate e a cebola cresceram no solo. E o pão de 7 cereais do pequeno almoço de domingo? Os cereais utilizados para fazer esse pão também cresceram no solo. Ah! Só comes tapioca? Pois, a mandioca (raiz da qual se extrai a tapioca) também vem do solo.

O solo é o fundamento básico da produção de alimentos. É um “ingrediente” fundamental para a nossa qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Facebook
YouTube
Instagram
Spotify
SoundCloud